Obrigado pelo interesse em participar da pesquisa SaaS no Brasil 2017

Infelizmente, já encerramos as participações neste ano. Fique atento às próximas edições e acompanhe o lançamento do relatório!



 
Perfil das empresas

 
Você trabalha em uma empresa SaaS? *

     
 
Qual é o seu cargo?

*


 
Em qual departamento da empresa você atua? *


 
Quantos funcionários em tempo integral sua empresa possui? *

 
Você pivotou para SaaS ou sua empresa nasceu como uma empresa SaaS? *


 
Qual percentual das suas receitas no último ano (2016) veio de produtos SaaS? *

Por favor, desconsidere suas receitas provenientes de serviços, consultoria e taxas de setup/implantação.

 
Sua empresa tem algum componente de marketplace além do componente SaaS? *

Em dúvida? Se existir alguma receita proveniente da intermediação de serviços prestados fora da sua empresa, é bem possível que você se enquadre. Exemplos de empresas brasileiras que se enquadram: Rock Content, Olist. Se a ainda dúvida persistir, leia este artigo sobre Marketplaces e SaaS antes de responder: http://goo.gl/A5HO6c

 
Distribuição

 
Qual(is) dos perfis abaixo melhor descreve(m) o seu tipo de cliente principal? *


 
A sua oferta principal atende um segmento específico de empresas (oferta vertical) ou atende diversos setores (oferta horizontal)? *

Uma empresa atua em um mercado vertical caso ela só venda seu produto/serviço para um mercado específico, por exemplo: Uma empresa cujo cliente principal são bancos e instituições financeiras.
Já uma empresa que atua em um mercado horizontal, vende seu produto para diversas verticais/segmentos do mercado, por exemplo: Uma empresa que vende seu produto para clientes nos mais diversos segmentos.
Exemplo de empresa cuja oferta é vertical: Olist (vende apenas para ecommerce)
Exemplo de empresa cuja oferta é horizontal: Resultados Digitais (vende para empresas em diversos segmentos.

 
Em qual vertical de mercado sua empresa foca? *

A empresa atua em um mercado vertical caso ela só venda seu produto/serviço para um mercado específico. Ex: Um SaaS cujo cliente principal são bancos e instituições financeiras. Uma empresa que atua em um mercado horizontal, vende seu produto para diversas verticais/segmentos. Ex: Uma empresa que vende seu produto para clientes nos mais diversos segmentos. Ex: Um software de gestão de empresas que atende empresas em diversas áreas de atuação.

 
Qual área/departamento é o foco da sua solução dentro das empresas? *


 
Quantos clientes a sua empresa possui atualmente? *

 
Quais são os principais canais de vendas utilizados pela sua empresa? *


 
Em uma escala de 0 a 10, avalie a performance do canal Vendas de campo/Visitas a clientes: *

 
Em uma escala de 0 a 10, avalie a performance do canal Vendas Internas/Inside Sales: *

 
Em uma escala de 0 a 10, avalie a performance do canal Vendas Online Self Service: *

 
Em uma escala de 0 a 10, avalie a performance do canal Vendas por canais/Distribuidores: *

 
Qual é a comissão média de vendas paga aos seus vendedores ou revendedores (por valor do contrato anual) para o seu canal primário de vendas? *


 
Mercado, Receitas e Custos

 
Qual o valor médio em reais de contrato anual (ACV) da sua empresa? *

Se sua empresa vende contratos mensais, seu ACV é calculado multiplicando seu MRR (receita mensal recorrente) por 12.

 
Quanto sua empresa tem hoje de ARR, ou receitas anuais recorrentes? *

Definição de ARR: Calcular com base na sua receita mensal recorrente do último mês completo, multiplicada por 12.

 
Quanto tempo sua empresa levou para atingir R$1 milhão em ARR? *


 
Qual foi o crescimento percentual do seu ARR em 2016 comparado a 2015? *


 
Qual sua previsão de crescimento percentual do seu ARR nos próximos 12 meses? *


 
Qual o período de contratos utilizado pela sua empresa? *


 
Qual a sua métrica primária para variação de preços? *


 
Quando você espera que sua empresa atinja o break even? *

Consideramos break even como o momento no qual sua empresa esteja com EBITDA positivo.

 
Quais são suas margens brutas na sua oferta SaaS? *


 
Qual é o maior componente da sua estrutura de custos? *


 
Qual é o segundo maior componente da sua estrutura de custos? *


 
Qual dos modelos abaixo melhor descreve sua estratégia de distribuição e vendas do seu produto SaaS? *


 
Métricas SaaS

 
Qual é o seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC) em reais? *

O custo inclui a soma de todos os investimentos em marketing e vendas da sua empresa feitos para vender para 1 cliente.

 
Quanto tempo em média sua empresa leva para recuperar o investimento feito na aquisição do cliente (Payback do CAC em meses)? *

Payback = CAC/(Ticket médio de MRR * Margens brutas). Exemplo: Se seu CAC é R$600, seu ticket médio é R$60 e suas margens são de 80%, seu Payback = 600/ (60 * 80%) = 600 / 48 = 12.5 meses.

 
Qual o Lifetime do seu cliente médio (em meses)? *


 
Qual a sua proporção de LTV/CAC? *

Divida o valor financeiro do seu LTV pelo CAC. Exemplo: Se seu LTV é de R$ 1200 e seu CAC é de R$600, LTV/CAC = 1200/600 = 2.

 
Qual é o seu logo churn mensal médio (em %)? *

Logo churn é o volume percentual de clientes que cancelam em um determinado período. Ele é calculado pela fórmula: Churn mensal = Número de clientes que cancelaram no mês /  Número de clientes no início do mês. Exemplo: Se no início Janeiro de 2017 você tinha 100 clientes e no final do mês você perdeu 10 destes, seu churn mensal é de 10%. Note que novos clientes adquiridos ao longo do ano não impactam nessa métrica.

 
Qual o seu Revenue Churn mensal médio? *

Revenue churn, ou churn de receitas é o volume percentual de receitas que são perdidas em um determinado período. Ele é calculado pela fórmula: (Churn de receitas mensal= Volume de receitas recorrentes perdidas no último mês /  Volume total de receitas recorrentes no início do mês. Exemplo: Se no início de Janeiro de 2017 você tinha R$100.000 em receitas recorrentes e no final do mês você perdeu R$10.0000 destes, seu churn de receitas mensal é de 10%. Note que novas receitas adquiridas ao longo do ano não impactam nesta métrica.

 
Captação de Recursos

 
Quanto de investimento total de Venture Capital sua empresa levantou até a data atual? *


 
Qual o número total de rodadas de investimento? *


 
Sua última rodada de funding foi de: *


 
Qual múltiplo das receitas dos 12 meses anteriores foi usado no valuation pre money da sua empresa em sua última captação? *

Ex: Se em janeiro de 2016 você captou um round que avaliou sua empresa em R$10m e no ano anterior você faturou R$2m, seu múltiplo é de 10/2 = 5.

 
Se você fosse captar investimentos com um fundo de venture capital brasileiro, qual seria seu fundo preferido? *


 
Produto

 
Quantos funcionários você possui em seu time de tecnologia? *

 
Quanto tempo levou para lançar seu primeiro produto SaaS (em meses)? *


 
Você mensura NPS (Net Promoter Score)? *

     
 
Qual é o NPS médio do seu produto? *


Obrigado pelo interesse em participar! Infelizmente, esta pesquisa é direcionada apenas a empresas SaaS.

Caso conheça alguém com este perfil, não deixe de compartilhá-la!
Muito obrigado pela participação!

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